Republicamos nota emitida pelo blog Comunistas, de Cuba, denunciando a prisão de militantes comunistas pelo governo cubano após legítimos protestos da população.
Frente a uma situação calamitosa envolvendo apagões de eletricidade, aumento no número de casos de covid e crise econômica, o povo cubano está nas ruas contra a carestia de vida desde dia 11/07.
A resposta do governo às manifestações foi a repressão e prisão de revolucionários, entre eles, Frank García Hernández, importante lutador defensor do comunismo em Cuba. A ilha vive agora um apagão digital, com o bloqueio ao acesso à internet a fim de conter a massificação dos atos e no dia de ontem um manifestante foi assassinado pelo regime.
Manifestamos nossa solidariedade ao levante do povo cubano!
Liberdade para todos os revolucionários presos pela ditadura cubana!
Nas manifestações desta tarde [11.07] em La Habana, Frank García Hernández foi detido, entre outros membros da esquerda cubana.
Observação: nem todos os membros do coletivo editorial do blog “Comunistas” subscrevem essa comunicação.
Na tarde de hoje, o povo cubano saiu às ruas. Um povo que não foi convocado por nenhuma organização além da aguda crise econômica enfrentada por Cuba, e a incapacidade do governo de gerir a situação. Cuba saiu às ruas com a palavra de ordem equivocada “Pátria e vida”, mas saiu às ruas para além de uma palavra de ordem, saiu para exigir do governo um socialismo verdadeiro. Os que estavam nas ruas não eram apenas artistas e intelectuais, desta vez era o povo na sua mais ampla diversidade.
Essa nota do blog “Comunistas” não busca analisar a situação de Cuba. Busca denunciar a detenção violenta dos manifestantes, denunciar que, desta vez, as forças repressivas do Estado se colocaram no lugar errado, que reprimiram cubanos, que utilizaram gás de pimenta e todos os recursos disponíveis. Esta nota é uma reivindicação da liberdade de todos os detidos e é, particularmente, sobre a detenção arbitrária de Frank García Hernández, historiador e marxista cubano. Sobre a detenção de Leonardo Romero Negrín, jovem socialista, estudante de Física da Universidade de Havana. Sobre a detenção de Maykel González Vivero, diretor da “Tremenda Nota”, uma revista independente. Sobre a detenção de Marcos Antonio Pérez Fernández, menor de idade, estudante de ensino médio. Sobre todos os detidos violentamente nesta tarde escura que Cuba não esquecerá. “Comunistas” apela à solidariedade da comunidade marxista internacional e também à consciência do governo cubano. Desta vez, trata-se de um povo que precisa de respostas e diálogo.
Trata-se de uma sociedade civil que não deseja a anexação, mas sim participar e decidir o destino da sua nação. O blog “Comunistas” condena a repressão e diz um basta à burocracia.