Transição Socialista

Reforma trabalhista pode piorar

Mais uma vez se revela a cumplicidade entre governo e oposição, entre PT, PMDB, PSDB, todos os partidecos fétidos e as centras sindicais na aprovação da Reforma Trabalhista, que tem como objetivo aumentar ainda mais a exploração da força de trabalho. No ano passado, as centrais fizeram todo o esforço para manter o peão quieto em casa nos dias de luta contra a reforma, e o governo editou uma Medida Provisória que impedia algumas barbaridades. Mas essa MP era só uma manobra pra passar a reforma sem resistência.

Se não for votada até o dia 23 de abril, a MP não será mais válida, e a Reforma Trabalhista passará a valer de forma integral. O governo faz todo tipo de enrolação, sob o olhar plácido da oposição, que apenas finge reclamar.

A CUT está muito ocupada chorando a prisão de Lula para chamar qualquer luta séria contra algo que realmente afete as condições de vida dos trabalhadores. O patrão vai poder fazer grávidas trabalharem em locais insalubre, aplicar o regime 12 x 36 sem acordo coletivo, ter comissões que ele controle para negociar o salário, poder empregar como autônomo ou intermitente (por em lay-off quando ele quiser) a vontade. Temos que resistir!