Transição Socialista

Impeachment já! Bolsonaro na prisão!

01.10.2021

Lula e Bolsonaro usam você como massa de manobra

Leia o PDF aqui.

Por que denunciar Lula num ato contra Bolsonaro? Porque Lula impede a queda de Bolsonaro!

O ato bolsonarista do dia 7 de setembro não foi desprezível. Sim, custou ao governo muito dinheiro e tempo de preparação. E teve mobilização de gente paga. Mas juntou um número razoável de pessoas e deu ao presidente não apenas uma foto boa. O ato permitiu a Bolsonaro re-mobilizar sua base, para recuperar parte do apoio perdido nos últimos meses (no ápice da segunda onda de covid e no início da CPI). Recuperar apoio ou ao menos tentar segurar a tendência de queda.

Nesse sentido, o presidente teve sucesso. Por isso, pouco depois, voltou a falar suas asneiras usuais. Na ONU, fez discurso lunático sobre “combate ao comunismo”, dialogando apenas com sua pequena base brasileira.

Tudo isso revela como era fundamental ter dado uma resposta forte logo após o dia 7. O primeiro final de semana já tinha um ato marcado (no dia 12, chamado pelo MBL). Entretanto, a nossa “esquerda” se negou a ir no ato, com a desculpa esfarrapada de que era da “direita”, do MBL. Mas agora, para este ato do dia 02/10, o próprio MBL participou oficialmente, como “convidado”, das reuniões de preparação.

O MBL foi usado como desculpa para te enganar, porque na verdade Lula e o PT não queriam dar uma resposta forte a Bolsonaro logo após o dia 7. Lula não quer que o presidente caia. Lula quer apenas que Bolsonaro sangre, mas se mantenha com uma fatia razoável de eleitorado, para ir ao segundo turno em 2022. Lula não quer qualquer outro adversário eleitoral, pois suas chances são melhores com Bolsonaro. Lula está chantageando a nação para que seja engolido como “mal menor”.

Impedir que os atos sejam quentes (respondendo a cada fato novo da conjuntura); espaçar mais e mais os dias de manifestações; não mobilizar as categorias de trabalhadores nos locais de trabalho – essa é a cartilha de Lula e do PT hoje, infelizmente seguida pelo resto da “esquerda” e seus sindicatos!

E Bolsonaro, curiosamente, quer o mesmo Lula no segundo turno. Não há como Bolsonaro subir na eleição se não for com o anti-petismo. Lula e Bolsonaro deram as mãos e estão nos usando como massa de manobra.

Enquanto Bolsonaro e Lula fazem cálculo eleitoral com nossas vidas (com o número de mortos da covid), o desemprego e o subemprego avançam avassaladoramente, a inflação galopa, a fome se alastra, os boletos se atrasam e se acumulam. A tragédia da conjuntura brasileira exige um novo projeto de luta, muito além da polarização Lula-Bolsonaro, muito além da nossa “esquerda” falida.

Impeachment de Bolsonaro já!
Por mais manifestações, menos espaçadas!
Pela paralisação dos locais de trabalho!
Construir uma nova organização revolucionária!