Transição Socialista

Rodney Álvarez: Condenado por Maduro por lutar pelo socialismo

Nesta semana, recebemos a revoltante notícia da condenação do lutador Rodney Álvarez na Venezuela. Dez anos atrás, Álvarez foi preso por se levantar contra a miséria capitalista que vige na Venezuela do chavismo e lutar em defesa das condições de vida dos trabalhadores venezuelanos (leia sua carta aqui). Depois de aguardar preso todo este tempo sem julgamento, agora Álvarez foi condenado, num processo completamente fraudulento*, a 15 anos de prisão pelo governo Nicolás Maduro.

Com isso, Maduro dissemina o medo entre os trabalhadores revolucionários da Venezuela e deixa claro, a quem queira ver, que seu governo é capitalista e autoritário, bonapartista.
Ao mesmo tempo, manda um recado à burguesia internacional, registrando que é um gestor capitalista plenamente competente, o mais capaz para estrangular a classe trabalhadora de seu próprio país.

É agora cúmplice de Maduro toda aquela “esquerda” que defendeu seu governo quando a esmagadora maioria dos trabalhadores venezuelanos queria a sua queda; todos aqueles que, capitulando ao discurso vazio de “anti-imperialismo”, passaram para o lado do governo. Maduro nunca foi propriamente anti-imperialista, menos ainda de esquerda ou socialista. Repetimos: na Venezuela, vige uma ditadura capitalista.

Quanto mais necessário se tornou o controle sobre as massas trabalhadoras, mais o governo chavista se tornou autoritário. Se nos últimos anos esteve a um passo de cair, foi apenas porque ele próprio se tornou insustentável frente às contradições do país.

Os Estados Unidos nunca pensaram em “invadir a Venezuela” porque o governo de Maduro poderia se encaminhar para o “socialismo”; se por um momento pensaram em invadir para colocar no poder seu títere, J. Guaidó, foi apenas porque Maduro poderia ser derrubado pelas massas, e qualquer vazio de poder é perigoso para a burguesia. No vazio de poder, as massas trabalhadoras, derrubando o governo capitalista e autoritário, poderiam instituir um governo seu, criar assembleias e Conselhos para organizar seus locais de moradia e trabalho. É isso que o capitalismo mais teme (e por isso tem logo que apresentar uma “alternativa”, um governo “tampão” frente às instabilidades do chavismo).

Este é o pano de fundo para a condenação injusta de mais um legítimo lutador revolucionário da classe trabalhadora. A esquerda socialista, realmente revolucionária, do mundo todo, precisa se colocar ao lado de R. Álvarez e lutar por sua soltura!

ABAIXO A DITADURA CAPITALISTA NA VENEZUELA!
FORA MADURO!
ABAIXO A FARSA DO PROCESSO CONTRA ÁLVAREZ!
LIBERDADE IMEDIATA A RODNEY ÁLVAREZ!

*Leia sobre as últimas atualizações do processo, assim como mais denúncias da ditadura chavista, no Comitê de Solidariedade aos Trabalhadores Perseguidos na Venezuela.