Transição Socialista

Grupo de estudo: Marx, teoria e história

Lutar e estudar, estudar e lutar: num esforço para evitar que o movimento espontâneo seja mais uma vez desviado pelas forças reformistas, oportunistas e democrático-burguesas, a TS está colocando cursos sobre teoria revolucionária online.

O primeiro ciclo, chamado “Marx, Teoria e História”, é uma apresentação às obras de Marx, que abordará tanto o desenvolvimento do seu pensamento, noções sobre sua teoria da história e sobre a determinação do programa revolucionário.


1. Como Marx se torna marxista?

Nessa primeira aula, veremos como Marx se torna marxista. O que buscaremos mostrar é, como Marx, através da experiência teórica e prática com o movimento dos trabalhadores europeus, deixou para trás os resquícios idealistas do seu próprio pensamento e se tornou o principal teórico do movimento revolucionário.

Bibliografia:
Löwy, M., A Teoria da Revolução no Jovem Marx;
Marx, K., “Glosas Críticas Marginais ao Artigo ‘O Rei da Prússia e a Reforma Social’. De um prussiano”;
Marx, K., “Teses sobre Feuerbach”.

2. A história como luta de classes

Na segunda aula, encerraremos a discussão sobre “como Marx se torna marxista” para passarmos a tratar da concepção de teoria e história em Marx: mostraremos como, a partir do momento em que, superando concepções abstratas como “homem” e a “natureza humana”, , passa a entender e fundamentar sua compreensão da história como a história da luta de classes.

Bibliografia:
Marx, K. & Engels, F., A Ideologia Alemã (primeira parte, parte A);
Marx, K. & Engels, F., Manifesto do Partido Comunista (item 1, “Burgueses e proletários”);
Marx, K., “Formações Econômicas Pré- capitalistas” (trecho dos Grundrisse);

3. O que querem os comunistas?

Na terceira aula, após encerrada a discussão sobre a teoria da história em Marx, passaremos à discussão do programa revolucionário e seu desenvolvimento, que acompanha o desenvolvimento da luta de classes, tornando-se um instrumento cada vez mais determinado para a negação da sociedade capitalista.

Bibliografia:
Marx, K. & Engels, F., Manifesto do Partido Comunista (item 2, “Proletários e comunistas”);
Marx, K., “Segunda Mensagem do Conselho Geral sobre a Guerra Franco- Prussiana”;
Marx, K., “Crítica do Programa de Gotha”.