Transição Socialista

QUERIDO PAPAI NOEL, MANDA A BARDELLA PAGAR A PEAOZADA!

“Querido Papai Noel,

Eu nunca te pedi nada! Mas neste Natal eu queria pedir, humildemente, que a Bardella pagasse a gente direito! A peãozada não tá suportando mais. Só o pagamento direitinho, mais nada. Nós só queremos dignidade para trabalhar!

Nozes e castanhas, peru de natal, chester, tender, bacalhau… O senhor faz ideia de quanto tudo isso encareceu? Sabe qual a porcentagem que isso representa no nosso salário? Ou melhor, representaria, se a Bardella pagasse, mas são só promessas, promessas e promessas…

A Bardella prometeu que voltaria a pagar em dia. Ficou só no gogó. Logo faltou com a verdade, e deu um vale de 40% pra calar a boca do peão. A nova promessa agora é o pagamento de mais um vale de novembro, de 40%, e depois o restante que falta até o Natal. No pavilhão 10 já faz três meses que não pagam direito. A Bardella fez reunião para os caras voltarem a trabalhar, só com promessas e nada de dinheiro (e teve pelego que aceitou trabalhar à noite!). Até agora só pagaram a laminação. Os outros setores não receberam nada, nem décimo terceiro, nem pagamento.

Já vai para três anos nessa bagunça! Promessas vazias! A Bardella parecia uma metalúrgica séria, mas tá virando boca de porco. Imagine se nós prometêssemos vir trabalhar e não viéssemos, o que ocorreria? Olho da rua na certa. Mas a Bardella pode se dar ao luxo de prometer o que quiser e não cumprir.

Alguém confiará nessas novas promessas? A verdade é que se não botarmos a boca no trombone, nada sairá. E se depender do sindicato, também não sai nada. Se tivesse um sindicato sério, greve aqui virava coisa séria, não entrava nem saía ninguém. Porque a situação tá feia. Mas o representante do sindicato é funcionário da Bardella, então já se vê tudo… O sindicato veio aqui no dia 21/11, e foi só falação. Não resolveu problema nenhum, não propôs nenhuma luta séria, mas tirou foto pra colocar no site do sindicato, falando da convenção coletiva.

Ora, cara pálida: para que serve a convenção coletiva se não tem pagamento e nem aumento?? Isso não é convenção! Ou, para vocês, convenção é só tubaína?

Bardella, a situação está insuportável! Ou você nos dá esse presente de Natal, ou te daremos um “presentinho” no próximo ano!

Querido Papai Noel, eu nunca te pedi nada! Manda a Bardella pagar a peãozada!”

Assina: Boiadeiro revoltado

Leia também Quanto o peão da Bardella perde com esses “vales”?